Blog

O passo a passo para comprar um apartamento

Comprar um apartamento não é uma tarefa fácil, principalmente quando é o seu primeiro imóvel. Para te ajudar nessa jornada preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber e fazer para comprar um apartamento! Continue lendo para saber mais.

Como comprar um apartamento?
Comprar um apartamento é uma tarefa um pouco mais complexa que comprar uma geladeira ou até mesmo um carro. Isso porque o valor a ser investido é consideravelmente maior, a burocracia é maior e também é um investimento do qual você vai usufruir por muitos anos.

Além disso, por estarmos falando de um grande montante de dinheiro, são poucas as pessoas que possuem o valor para quitar e comprar um apartamento a vista então também é necessário avaliar a possibilidade de um financiamento, o que também demanda tempo e possui uma burocracia considerável.

Comprar um apartamento não é só escolher o imóvel de uma seleção e pagar, é preciso tomar algumas precauções e se preparar.

 

O passo a passo para comprar um apartamento
 
O passo a passo financeiro
Se você pensa em comprar o seu primeiro apartamento, o primeiro passo e começar a se preparar financeiramente.

Se a sua ideia é criar uma poupança e ter o suficiente para quitar o valor à vista, ótimo! Além de evitar os juros e também pode conseguir descontos maiores em relação ao valor inicial do apartamento. Porém, se não possui essa opção e preferiu financiar o imóvel, será necessário separar uma quantia mensal para pagar as contas.

De qualquer forma, é preciso se preparar.

Pagando a vista ou financiando, é importante sempre separar uma renda mensal para o pagamento do seu apartamento. Nos casos de financiamento, é preciso tomar cuidados e se preparar financeiramente para não ser inadimplente caso alguma dificuldade apareça e também para não comprometer a sua renda familiar.

É recomendado que ao financiar um imóvel o valor das parcelas seja de até 30% da renda familiar líquida.

Também é preciso se preparar financeiramente para dar um valor de entrada, afinal esse é um pré-requisito de muitas instituições financeiras.

Pesquisando a melhor localização e as características de cada imóvel
Comprar um apartamento novo ou usado? Próximos a escolas e em um bairro mais tranquilo ou mais perto do centro? Quantos quartos e quantas vagas na garagem?

Tudo isso influencia no valor do imóvel, por isso é muito importante que você tenha uma noção do seu perfil e do que gostaria de ter no apartamento. Dessa forma, irá facilitar a sua busca e será mais fácil avaliar cada um.

Independentemente de comprar um apartamento novo ou usado, é preciso saber quais as características do mesmo. Em imóveis mais antigos, é importante ver se existe a necessidade de alguma reforma, por exemplo. Por outro lado, nos apartamentos novos e seminovos verificar a qualidade do material usado na construção pode te poupar uma série de problemas futuros.

Caso não possua muita experiência na área e tenha dificuldade em avaliar esse tipo de coisa, uma solução é pedir para que um profissional da arquitetura ou da construção civil para te acompanhe nas visitas e te ajude a escolher.

Em relação a localização, além de considerar as distancias que você irá ter que percorrer no dia a dia, também é importante averiguar questões de segurança, serviços e mobilidade urbana na região.

Escolhi um apartamento, o que fazer agora?
Ao ter um apartamento que irá comprar em mente, o passo final é finalizar a compra e aproveitar o imóvel.

Para casos em que será necessária a contratação de um financiamento, pesquisar as ofertas de diferentes instituições financeiras, inclusive de construtoras, e decidir qual a melhor forma de pagamento para você e sua família.

Além dos gastos com a compra do imóvel, também existem gastos com tributos e para o registro em cartório. Esses valores variam conforme o imóvel e a localização, por isso é importante verificar com a sua prefeitura.

Ao comprar um imóvel usado também é preciso levar em conta se existe a necessidade de alguma reforma e os gastos que terão em relação a isso.

Por último, mas não menos importante, também é preciso checar a documentação do imóvel e averiguar a existência de algum problema legal que possa se tornar empecilho posteriormente.

Seguindo essas dicas, comprar um apartamento se torna uma tarefa muito mais simples!

Deixe seu comentário



Desenvolvido por: PJ Infoweb